O calendário romano

IMG_3028

[spider_facebook id=”1″]

Quando vi, não acreditei. Parei da banca de jornal pra perguntar se era o que eu estava pensando.

– É o calendário romano signorina.

Desde 2003 o fotógrafo Piero Pazzi escolhe padres bonitos pelas ruas de Roma para posar para o calendário. Segundo o seu autor, o calendário não tem o objetivo de despertar instintos pecaminosos nas pessoas e sim divulgar o Vaticano. Amém!

Na profunda e imparcial pesquisa que eu fiz em meia hora de navegação, descobri o calendário virou febre entre a comunidade gay. Descobri também que não era um calendário oficial do Vaticano e pelas ruas de Roma o calendário é chamado de “Calendário dos Padres Sexies”. Descobri também que existe um projeto para um calendário semelhante dos padres católicos ortodoxos. Aguardo ansiosamente. Só não descobri se o dinheiro é revertido para a Santa Sé. Não tenho nada contra, apoio total ao projeto.

Enquanto eu pensava se comprava ou não jornaleiro perguntou de onde eu era. Ao virar a contracapa, comecei a rir, vendo a foto acima. Doze padres bonitos, cada um ilustrando um dos meses do ano.

– Gostou de algum deles signorina? Me diga qual que eu telefono e chamo pra vir aqui. Agora.

Ele pegou o celular e repetiu a pergunta. Resolvi entrar na brincadeira.

– Não posso signore! É pecado! Tenho medo de ir para o inferno.

Aí ele respondeu em italiano, olhando firme.

– Inferno mesmo é uma mulher bonita.

Impossível ter a última palavra com um italiano. Quando a gente acha que vai conseguir, eles apelam pra cantada. Eu ri, paguei  meu calendário e continuei meu caminho.

Realmente tinha me chamado atenção padres que usam jeans ao invés de calças formais. Achei descoladíssimo. Mas não tinha visito nenhum padre assim tão bonito – há um bocado de Apolos em trajes civis pelas ruas.  E vai ver tenho me distraído demais olhando os Faunos e Sátiros pós modernos.

Uma opinião sobre “O calendário romano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *