De pimenta e despedida

 

Colonia del Sacramento, Uruguai
Colonia del Sacramento, Uruguai

Há um frasco de pimenta na minha geladeira que não é meu. Amante de pimentas fortes  e versos de amor, seu dono não voltará para buscá-lo. Essa é a uma crônica de pimenta e despedida. Perdi um amigo querido.

Amizade alimentada de troca de poemas e implicância, eu me divertia ou me irritava com seu humor cáustico. “Feminazi degenerada! Criticaste Jean Willys e Bolsonaro na mesma semana! És uma dissimulada, uma Capitu!” Eu dizia que as vadias empoderadas tomariam o mundo.

Vasco Bruno lia muito e mandava os poemas que descobria na madrugada, toda a semana, invariavelmente. “Viste esse poema do Ferreira Gullar? Conhece esse outro, do Luiz Coronel? E esse, do Borges?” Dividi meu mundo poético com ele, que acabou fazendo uma concessão ao mundo das feminazis degeneradas: certo dia me contou que tinha comprado a  obra completa da Adélia Prado. A partir de agora, não haverão mais discussões sobre o que quer que seja. Nem poemas pela manhã.

Passava da meia noite quando me ligou pela última vez: “Acordada, Capitu? Trabalhas amanhã? Abandona a medicina! Larga qualquer Bentinho ou Escobar que haja agora em tua vida e foge comigo para a Colônia do Sacramento! Escandalizaremos a sociedade. Vamos, Capitu?” Eu ri, como sempre e perguntei de onde exatamente viria o nosso sustento. “Viveremos de amor, vinho e poesia. Há algo mais pelo que valha a pena viver?”

Hoje acho que a Colônia do Sacramento não era exatamente o lugar geográfico, talvez um paraíso mítico – a Pasárgada dele. Se o céu existe, torço para que haja algum cantinho que possa ser a Colônia do Sacramento para Vasco Bruno. Um lugar onde os anjos sejam muitos e tenham forma feminina. Onde ele possa estar em paz, inebriado de poemas, como tanto gostava.

4 opiniões sobre “De pimenta e despedida”

  1. Emoção. Inteira. Que haja poesia e vinho em algum canto de um lugar que nem sabemos. Fica a pimenta e a saudade. Um beijo luciana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *